Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2008 05 Crise no HU: Ministério Público Federal recebe profissionais da enfermagem do hospital

Crise no HU: Ministério Público Federal recebe profissionais da enfermagem do hospital

última modificação 21/05/2008 19:03

O procurador da República, Felipe Fritz Braga, reuniu-se nesta quarta-feira com os representantes do chamado "Movimento pela valorização do plantão hospitalar", formado por enfermeiros, técnicos e auxiliares do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Os profissionais foram convocados pelo Ministério Público Federal (MPF) para esclarecer questões relativas à paralisação do plantão do HU, marcada para ocorrer a partir do dia 1º de junho.

Os representantes do movimento informaram que a paralisação atingirá apenas o plantão, não afetando o atendimento normal. Segundo eles, é uma forma de pressionar a direção do hospital e da universidade, para que atendam as reivindicações da categoria. Os profissionais querem melhorias na estrutura física, nos equipamentos e recursos materiais do hospital. Eles exigem ainda revisão dos valores pagos pelos plantões extras, nos mesmos índices dos reajustes dos plantões realizados pelos médicos do hospital. Segundo os representantes da categoria, os médicos tiveram reajuste de 228% nos plantões, em dezembro de 2006.

Segundo foi informado ao MPF, as condições de trabalho atuais inviabilizam assistência adequada, de qualidade e livre de riscos à população. Atualmente, os profissionais cumprem 30 horas de trabalho por semana. Para suprir as necessidades do hospital, são realizados plantões, que podem até dobrar a carga horária.

Estimativas da própria categoria indicam que 211 profissionais - de um universo de 379 enfermeiros, técnicos e auxiliares - devem aderir à paralisação a partir de 1º de junho. Com isso, a disponibilidade de leitos do HU pode cair de 257 para 115.

As informações prestadas pelos profissionais do HU irão subsidiar a ação do MPF no caso.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
www.prms.mpf.gov.br
ascom@prms.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ms

Ações do documento