Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2008 06 Conheça o perfil do Procurador da República Marco Antonio Delfino de Almeida

Conheça o perfil do Procurador da República Marco Antonio Delfino de Almeida

última modificação 10/06/2008 18:44

Marco Antonio foi removido para a Procuradoria da República no Município de Dourados

O Procurador da República Marco Antonio Delfino de Almeida é natural de Corumbá (MS), onde nasceu há 40 anos. Sua experiência profissional inclui 13 anos de serviço como oficial da Marinha brasileira (1985-1998), em Corumbá e no Rio de Janeiro. Ele também atuou como Auditor Fiscal da Receita Federal (1998-2006).

Marco Antonio entrou para o MPF em janeiro de 2006. Sua 1ª lotação foi em Altamira (PA). Ali, ele trabalhou com temas candentes para a região amazônica, como os aspectos cíveis e criminais relacionados à grilagem de terras públicas e infrações ambientais. Na área de patrimônio público, ele atuou nas investigações do chamado esquema da Sudam. Junto com diversas entidades e instituições, o Procurador da República participou das discussões que redundaram na criação de duas Unidades de Conservação federais na região de Altamira.

Segundo Marco Antonio, o trabalho mais marcante foi aquele desenvolvido com as populações indígenas e tradicionais. "A possibilidade de atuar em ampla escala, junto àquelas populações, que padecem de invisibilidade social, é muito recompensador". O Procurador da República considera este trabalho fundamental, pois assim "é possível mudar o cenário e colocar aquelas pessoas como titulares efetivos dos direitos básicos, como saúde e educação", afirma.

Antes de assumir o posto, Marco Antonio conversou com o Procurador da República Charles Stevan da Mota Pessoa, que era o titular da área na Procuradoria da República no Município de Dourados, para onde Marco Antonio foi removido. Com isso, não há risco de solução de continuidade no importante trabalho que a PRM em Dourados desenvolve junto às populações indígenas.