Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2008 06 PR/MS festeja a aquisição e instalação de sedes próprias com a presença do Procurador-Geral da República

PR/MS festeja a aquisição e instalação de sedes próprias com a presença do Procurador-Geral da República

última modificação 24/06/2008 10:16

Membros, servidores e estagiários comemoraram a aquisição do edifício-sede da PR/MS em Campo Grande e das sedes próprias das PRM's em Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã. O Procurador-Geral da República, Antonio Fernando Barros e Silva de Souza , presidiu o evento solene.

Aconteceu nesta segunda (23) a confraternização pela aquisição e instalação de sedes próprias de Procuradorias da República no Estado de Mato Grosso do Sul. O evento foi presidido pelo Procurador-Geral da República, Antonio Fernando Barros e Silva de Souza, e contou com a presença de todos os Procuradores da República lotados em Mato Grosso do Sul, do Secretário-Geral do Ministério Público Federal, Carlos Frederico Santos, e do Chefe de Gabinete, Marcius Correia Lima, além de autoridades federais, estaduais e municipais.

Compuseram a mesa de honra o Procurador-Geral da República, Antonio Fernando Barros e Silva de Souza; o Procurador-Chefe da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, Blal Yassine Dalloul; o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Francisco Brasil Jacini, representando o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli; o presidente do Tribunal de Justiça, João Carlos Brandes Garcia; o Prefeito Municipal de Campo Grande, Nelson Trad Filho e o Deputado Federal, Nelson Trad.

Durante o evento foram homenageados, pela relevante contribuição na obtenção de recursos orçamentários para aquisição da sede própria da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, o Deputado Federal Nelson Trad e o Governador do Estado, André Puccinelli, representado pelo Secretário Wantuir Francisco Brasil Jacini. Também foi homenageado o servidor público Carlos Pussoli Neto, que, no cargo de Gerente do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul, muito contribuiu para céleres tramitações dos processos de aquisições das sedes.

Em seu discurso, o Deputado Federal Nelson Trad destacou a importância da instituição para a manutenção da ética na prática política. "Essa homenagem é a consagração da vocação que eu escolhi e quero dividi-la com todo o Ministério Público, principalmente o Ministério Público Federal, que é nossa esperança de um Brasil melhor", afirmou.

O Procurador-Chefe da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, Blal Yassine Dalloul, também lembrou do pioneiro Octávio Pacheco Lomba. Lomba inaugurou, em 1981, a primeira sede própria do órgão em Mato Grosso do Sul. O Procurador-Chefe enfatizou a importância de membros e servidores para a aquisição de sedes próprias. "Esta confraternização tem como motivo muito chão, concreto e acabamento, mas jamais aconteceria não fosse o suor, a aptidão, a lealdade e a idoneidade de tantos que muito fizeram para que pudesse existir esse momento. Temos novas sedes, sedes próprias, que atendem as atuais necessidades do Ministério Público Federal e que tem condições de receber o inexorável crescimento institucional".

O Procurador-Geral da República, Antonio Fernando Barros e Silva de Souza, relembrou o papel do Ministério Público, a partir da Constituição de 1988. Segundo ele, a instituição tem a missão constitucional de dar vigor ao Estado Democrático de Direito. "Instalações e equipamentos adequados são importantes mas, mais do que isso, é preciso que os membros dignifiquem o exercício ministerial. E isso é realizado aqui em Mato Grosso do Sul", finalizou.

Antonio Fernando descerrou a placa alusiva à aquisição da PR/MS, acompanhado do Procurador-Chefe Blal Dalloul, e às PRM's de Corumbá, juntamente com a Procuradora-Chefe em exercício, Jerusa Viecili, de Três Lagoas e de Ponta Porã, acompanhado pelos procuradores naturais daquelas unidades, Gustavo Moyses da Silveira e Caroline Rocha Queiroz, respectivamente.

O Procurador-Geral da República foi, ainda, homenageado pela Associação dos Servidores do Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul, que também prestou homenagens ao Procurador-Chefe da PR/MS, ao Secretário-Geral do MPF e ao Chefe de Gabinete da PGR.

Com a aquisição das sedes próprias das Procuradorias da República em Mato Grosso do Sul e nos municípios de Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã, o Ministério Público Federal passa a contar com uma estrutura diferenciada para o exercício ministerial. A aquisição da sede própria da PRM de Dourados é a próxima meta administrativa a ser cumprida.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
www.prms.mpf.gov.br
ascom@prms.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ms

Ações do documento