Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2008 08 MPF investiga pacto entre concessionárias Mitsubishi

MPF investiga pacto entre concessionárias Mitsubishi

última modificação 22/08/2008 18:17

Denúncia é de que acordo entre empresas impediria a compra de veículos por consumidores que não residissem no mesmo município que a concessionária.

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou esta semana Inquérito Civil para investigar suposto acordo entre as concessionárias da Mitsubishi situadas em Campo Grande (HC Veículos Especiais) e Dourados (ENDO Motors). Segundo representação protocolada no MPF, o ajuste entre as revendedoras era para dominar o mercado, eliminando total ou parcialmente a concorrência. O MPF também requisitou à Superintendência Regional da Polícia Federal em Campo Grande a instauração de Inquérito Policial para apurar a conduta criminal aí existente.

A HC Veículos e a ENDO Motors estariam condicionando a venda de veículos à comprovação de que o consumidor possui residência no município sede da empresa vendedora. O ajuste firmado entre as concessionárias estabeleceria, inclusive, a aplicação de multa à concessionária ou revendedora que descumprisse o pacto.

Esta aliança teria sido firmada por concessionárias em âmbito nacional, com o objetivo de disciplinar o mercado. Se comprovado, o fato configuraria infração administrativa - pelo fato de impedir o consumidor de comprar onde melhor lhe aprouver, em especial onde o produto estiver mais barato - e crime contra a ordem econômica.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
www.prms.mpf.gov.br
ascom@prms.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ms

Ações do documento