Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2008 08 PR/MS é tema de pesquisa acadêmica

PR/MS é tema de pesquisa acadêmica

última modificação 08/08/2008 19:18

O técnico administrativo da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul (PR/MS), Nivaldo Aparecido de Moura, formou-se em Administração de Empresas no primeiro semestre do ano e aproveitou o próprio ambiente de trabalho para realizar a sua monografia. "Análise dos Aspectos que Influenciam a Motivação e o Desempenho Profissional dos Servidores da Coordenadoria de Administração da Procuradoria da República no Estado de Mato Grosso do Sul" é o título do trabalho, que analisou motivação e desempenho profissional dos servidores, além de descrever liderança e clima organizacional.

Na pesquisa, Nivaldo abordou o bem-estar geral e a saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas, envolvendo aspectos físicos, ambientais e psicológicos do local de trabalho. No trabalho de campo, realizado na Coordenadoria de Administração da PR/MS entre 20 e 23 de maio de 2008, Nivaldo aplicou questionários em que avaliava a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Os servidores responderam sobre compensação justa e adequada, a utilização da capacidade individual no trabalho, as chances de crescimento profissional, integração social na empresa e relevância social do trabalho.

Dos entrevistados, 71,42% tinham idade entre 31 e 50 anos e a mesma porcentagem possuía ensino superior. Apesar disso, a maioria exercia cargos de nível médio. A pesquisa revelou que 75% dos entrevistados estavam muito satisfeitos com o desempenho na carreira e que 91,75% aprovavam as condições de trabalho.

A monografia apontou que o sistema de gestão, desenvolvido na Coordenadoria de Administração, é avaliado por seus servidores com nível de satisfação acima de 80%. Nivaldo sugeriu em sua conclusão que sejam realizadas mais atividades esportivas e recreativas, carência percebida com base nos questionários.

Administrador formado pela Anhanguera Educacional, Nivaldo lembrou da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul nos agradecimentos, que segundo ele, prontamente abriu suas portas, concedendo a licença para o desenvolvimento da pesquisa de campo. O servidor sugere que este tipo de pesquisa seja estendido aos demais setores da organização. O trabalho, aprovado com conceito 9,5, em breve estará disponível na biblioteca da PR/MS.

Para Nivaldo, a posição dos coordenadores no ambiente de trabalho pode influenciar o comportamento dos servidores. "Os profissionais da coordenação acabam por repassar, mesmo que de maneira involuntária, a prática de valores e condutas na convivência cotidiana", afirma o servidor.