Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2008 10 Começa a 2ª Mobilização Nacional da Campanha Ficha Limpa

Começa a 2ª Mobilização Nacional da Campanha Ficha Limpa

última modificação 01/10/2008 14:00

O objetivo da Mobilização é intensificar a coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos. Foram coletadas 350 mil assinaturas. Objetivo é chegar a 1,3 milhão. Na PR/MS, a servidora Rosiane Pereira, do gabinete da procuradora da República Jerusa Burmann, centraliza a coleta de assinaturas.

Acontece de 1º a 5 de outubro, em todo o país, a 2ª Mobilização Nacional da Campanha Ficha Limpa para intensificar a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei (PL) de iniciativa popular que pretende alterar a Lei de Inelegibilidade. A Mobilização é uma ação do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), do qual a Associação Nacional dos Procuradores da República participa. Na primeira mobilização, que ocorreu de 1º a 7 de setembro, foram coletadas 350 mil assinaturas.

De acordo com o texto do PL sobre a vida pregressa dos candidatos, a condenação criminal por improbidade administrativa resultaria em inelegibilidade do candidato. No caso dos políticos que detém foro privilegiado, a proposta é que a inelegibilidade decorra do recebimento da denúncia pela justiça.

Os Comitês do MCCE estão presentes em todo o país e qualquer pessoa que deseje ser voluntário na Campanha Ficha Limpa pode montar um posto de coleta e colaborar com a iniciativa. A Campanha Ficha Limpa precisa alcançar 1,3 milhão de assinaturas para encaminhar o PL à Câmara dos Deputados.

Além de estimular um novo mutirão para a coleta de assinaturas, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) pretende aproveitar a oportunidade em que os eleitores e eleitoras estarão com o título de eleitor em mãos no dia das eleições (5/10). Neste que será o último dia da 2ª Mobilização, os Comitês 9840 montarão postos de coleta do lado de fora das seções eleitorais. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) já enviou carta a todos os juízes do país informando sobre essa ação durante a Mobilização Nacional.

Após a 1ª Mobilização, o MCCE alcançou 350 mil assinaturas, considerando apenas as que já chegaram ao Comitê Nacional em Brasília até o dia 25/09. Mais uma vez, o Movimento se engaja em aumentar, significativamente, esse número. A Campanha Ficha Limpa mobilizará Comitês e voluntários em todo o país para que montem postos de coleta em locais estratégicos em suas cidades durante esses cinco dias.

Para acesso ao site do MCCE clique aqui.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
www.prms.mpf.gov.br
ascom@prms.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ms

Ações do documento