Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2009 01 TRE-MS acompanha parecer do Procurador Regional Eleitoral e arquiva procedimento contra juiz eleitoral de Amambai

TRE-MS acompanha parecer do Procurador Regional Eleitoral e arquiva procedimento contra juiz eleitoral de Amambai

— registrado em:
última modificação 25/07/2012 15:56

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, na sessão da última segunda-feira (19), decidiu por unanimidade, e conforme o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, pelo arquivamento do procedimento que pretendia impedir o Juiz Eleitoral Thiago Nagasawa Tanaka de instruir e julgar a Ação de Investigação Judicial Eleitoral referente às eleições municipais em Coronel Sapucaia (MS) em 2008.

A ação de impedimento foi ajuizada pela coligação "Por amor a Coronel Sapucaia". De acordo com a coligação, em 2 de outubro de 2008, dois ônibus lotados de passageiros partiram de Água Clara para Coronel Sapucaia. No regresso, os ônibus foram abordados por policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), na presença do Juiz Eleitoral.

A apuração empreendida em conjunto pelo DOF e o Ministério Público Eleitoral resultou na instauração de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral, devido à suspeita de que os ônibus teriam sido fretados pelo então candidato Rudi Paetzold, para transportar eleitores que votariam nele.

Segundo a coligação, o juiz Thiago Tanaka acompanhou a abordagem dos ônibus, razão por que estaria impedido de julgar a ação.

No entendimento do Procurador Regional Eleitoral, Pedro Paulo Grubits Gonçalves de Oliveira, não houve ilegalidades na abordagem dos ônibus: "O juiz Thiago Nagasawa Tanaka estava no exercício legal do poder de polícia conferido à Justiça Eleitoral, de tal modo que não está impedido de julgar os feitos em que tenha exercido tal poder".

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
www.prms.mpf.gov.br
ascom@prms.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ms

Ações do documento