Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2009 02 Brasil e mais 65 países em campanha por uma Internet mais segura

Brasil e mais 65 países em campanha por uma Internet mais segura

última modificação 05/02/2009 17:15

MPF e SaferNet organizam atividades do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil

Está no ar o site brasileiro da campanha Safer Internet Day 2009 www.saferinternetday.org.br. O site tem como proposta mobilizar os brasileiros para o Dia Mundial da Internet Segura, 10 de fevereiro. A idéia surgiu em 2003, na Europa, por iniciativa da Comissão Européia, a partir da rede INSAFE, e tem como principal objetivo conscientizar os internautas para o uso seguro e responsável da rede. No ano passado, 56 países participaram da mobilização. Este ano a expectativa é contar com 65 países.

Em reconhecimento aos avanços alcançados no Brasil, a Comissão Européia convidou formalmente a SaferNet Brasil e o Ministério Público Federal em São Paulo para organizarem o Dia da Internet Segura no Brasil. Estão previstas inúmeras atividades a serem desenvolvidas em parceria com diversas instituições, nos próximos meses, tais como: Google Brasil, MySpace, TV Globo, Instituto Maurício de Souza, TV Futura, Habbo, TV Cultura, Secretaria da Educação de São Paulo, WCF e Comitê Gestor da Internet.

Podem participar da campanha qualquer organização comprometida com o ideal de uma Internet segura, incluindo veículos de comunicação. "Instituições interessadas podem ajudar a divulgar o site ou promover debates que tragam um amadurecimento sobre o assunto", explica Rodrigo Nejm, diretor de Prevenção da SaferNet Brasil.

Para os Procuradores da República do Grupo de Combate aos Crimes Cibernéticos, Sergio Suiama e Priscila Schreiner, o caminho para uma Internet mais segura passa necessariamente pela educação para o uso responsável e ética da rede. "Não podemos descuidar da responsabilização criminal daqueles que cometem crimes graves na Internet. Mas somente medidas de prevenção podem reduzir o número de ocorrências".

Para participar, as instituições interessadas só precisam entrar em contato com a SaferNet ou com o Ministério Público Federal em São Paulo.

Interatividade

Ao entrar no site, o internauta tem acesso à programação completa do evento e a links com materiais de prevenção, inclusive cartilhas e campanhas públicas. Os organizadores criaram também um canal específico no Youtube com vídeos sobre o tema. Além disso, estão disponíveis materiais didáticos especialmente produzidos para educadores utilizarem em sala de aula. Há ainda informações e dicas para jovens e demais gerações sobre como usufruir dos benefícios da Internet com segurança.

Um dos atrativos desse ano é a seleção de desenhos. Para participar, basta utilizar a imaginação e criar uma ilustração ou até mesmo uma montagem que sugira dicas de navegação segura e responsável na rede. O material selecionado será postado no site do evento.

No dia 6 de fevereiro, será realizado um chat com especialistas no site Voz dos Adolescentes. E no dia 10, workshop com professores da Rede Estadual de Educação de São Paulo, além de uma coletiva de imprensa, na sede do Ministério Público Federal, em São Paulo.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
www.prms.mpf.gov.br
ascom@prms.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ms

Ações do documento