Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2009 07 MPF/MS organiza conferências sobre segurança pública em áreas indígenas

MPF/MS organiza conferências sobre segurança pública em áreas indígenas

última modificação 08/07/2009 17:07

Reuniões são preparatórias para 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul vai promover três conferências livres sobre segurança pública em aldeias indígenas na região sul do estado. Os dois primeiros eventos serão realizados na escola Tengatu´i Marangatu, na aldeia Jaguapiru, em Dourados, nos dias nove e treze de julho. A terceira conferência acontece em Japorã, na Terra Indígena Porto Lindo, no dia 10. Também serão realizadas conferências na região de Ponta Porã, em data a ser confirmada.

Os dois eventos da região de Dourados vão contar com a presença, pelo MPF, do procurador da República Marco Antonio Delfino de Almeida e do antropólogo Marcos Homero Ferreira Lima. Também foram convidados o Ministério Público Estadual (MPE) e a Fundação Nacional do Índio (Funai). O objetivo é discutir aspectos relevantes de segurança pública relativos às comunidades indígenas.

As conferências livres, realizadas em âmbito estadual, são preparatórias para 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, que será promovida pelo Ministério da Justiça em Brasília de 27 a 30 de agosto. Cada conferência livre produzirá um relatório final, contendo sete princípios e 21 diretrizes. Para Marcos Homero Ferreira Lima, antropólogo do MPF que participa da organização dos eventos, "as conferências livres são a oportunidade de levar para a Conferência Nacional as especificidades locais, além de serem uma aplicação do conceito de democracia participativa".

Clique aqui para mais informações.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
www.prms.mpf.gov.br
ascom@prms.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ms

Ações do documento