Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2009 10 MPF lança site para público infanto-juvenil

MPF lança site para público infanto-juvenil

última modificação 16/10/2009 14:46

Site da Turminha do MPF foi lançado hoje em Brasília.

O site Turminha do MPF, voltado para o público infanto-juventil, foi lançado hoje, em solenidade na Procuradoria Geral da República. No site, dez personagens ajudam a explicar e contar a atuação do Ministério Público Federal (MPF): Malu, Professor Ari, Vó Zita, Rafinha, Alex e Bóris (o cachorro), Sol, Munani, Rod e Maressa.

A Turminha do MPF tem por objetivo contribuir para a formação da cidadania de crianças e adolescentes. Para a concepção do conteúdo, foram selecionados alguns temas prioritários de interesse da sociedade e pertinentes às funções do MPF: cidadania, direitos humanos, patrimônio cultural, meio ambiente, diversidade, equidade, justiça, ética, moralidade, democracia, corrupção, violência e criminalidade.

Esses assuntos são abordados por meio de ferramentas e recursos que permitem efetividade na comunicação, como blogs e enquetes. Além disso, o público infanto-juvenil encontra no site entretenimento, como vídeos que ensinam a fazer origamis, jogos e músicas infantis.

Idealização

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou que a Turminha do MPF é uma iniciativa com o objetivo de aproximar o Ministério Público Federal das crianças. "E, acima disso, para entenderem o que elas podem fazer pra melhorar o nosso país, para que no futuro sejam cidadãos conscientes dos seus direitos e dos seus deveres".

Roberto Gurgel esclareceu que a iniciativa foi integralmente desenvolvida pelos servidores da Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria Geral da República. "Nós não contratamos empresa para absolutamente nada, é um trabalho desenvolvido pelo nosso pessoal, sem nenhum custo adicional", frisou.

De acordo com a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Gilda Carvalho, a partir de agora vai haver uma comunicação mais direta com o público infanto-juvenil, preparando quem sabe futuros procuradores da República, futuros servidores que virão também contribuir para o engrandecimento da instituição. "Essa ideia foi das mais afinadas com o que se quer da educação no Brasil, que é justamente trazer as crianças a conhecer a democracia, as instituições, a participar desde pequeninas dos destinos desta nação", afirmou.