Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2010 04 Acordo intermediado pelo MPF prevê mutirão com 300 cirurgias ortopédicas no HU

Acordo intermediado pelo MPF prevê mutirão com 300 cirurgias ortopédicas no HU

última modificação 19/04/2010 11:10

Comissão vai acompanhar indicação de compra de órteses e próteses. Também será exigida produtividade dos médicos. Iniciativa é pioneira no país.

Reunião ocorrida quinta (15), no Ministério Público Federal em Campo Grande, definiu mudanças no atendimento ortopédico na rede pública do município. Pela proposta apresentada, o atendimento, que antes era feito no Hospital Regional (HR), passará a ser prestado pelo Hospital Universitário (HU). Para tanto, o HR irá transferir seis médicos ortopedistas para o HU. O cronograma prevê um mutirão para atendimento das cerca de 300 pessoas que estão na fila de espera das cirurgias eletivas ortopédicas. A direção do HU se comprometeu a entregar ao MPF, em 27 de maio, a relação de pacientes agendados para as cirurgias.

Em iniciativa pioneira no país, será criada comissão para acompanhar as indicações médicas de utilização e compra de órteses e próteses. O cronograma apresentado pelo HU prevê que as obras de reforma e ampliação da enfermaria e das salas cirúrgicas de ortopedia serão concluídas até 26 de abril. O setor passará a contar com trinta leitos, sendo dois em isolamento.

Outra inovação prevista é o comprometimento da direção do HU quanto à produtividade dos médicos. A proposta encaminhada ao MPF informa que médicos e residentes do HU realizarão 80 consultas diárias no setor de ortopedia, enquanto os médicos transferidos do HR vão fazer as consultas de triagem pré-operatórias. Juntos, o corpo clínico do HU e os médicos do HR vão realizar 298 procedimentos cirúrgicos/ortopédicos por mês.

Denúncias

O Ministério Público é a instituição responsável por receber e encaminhar as denúncias relativas ao atendimento na rede pública de saúde. A população pode comparecer pessoalmente ao Ministério Público Federal, que fica na avenida Afonso Pena, nº 4444, no horário comercial.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
www.prms.mpf.gov.br
ascom@prms.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ms

Ações do documento