Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2010 06 MPF recebe denúncia de família de estudante

MPF recebe denúncia de família de estudante

última modificação 09/06/2010 15:15

Rita Ribeiro foi internada para retirada de pedras nos rins e deixou Hospital Universitário sem andar e falar

O procurador regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), Felipe Fritz Braga, recebeu ontem (8) o presidente da Associação de Vítimas de Erros Médicos de Mato Grosso do Sul, Valdemar Morais de Souza, advogados e colegas da estudante Rita Ribeiro.

A estudante foi internada em 26 de janeiro no Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HU/UFMS) para retirada de pedras nos rins mas deixou o hospital,cerca de três meses depois, sem andar e falar. Além de relatarem as dificuldades que vêm sendo vivenciadas pela paciente e pela família para o exercício de direitos básicos na atenção à saúde, denunciaram que o hospital não teria entregue o prontuário da paciente na íntegra aos seus procuradores.

O PRDC, em seguida, entrou em contato com o HU/UFMS, que informou que havia acabado de entregar o prontuário completo à mãe da paciente. Para o procurador, "o prontuário é direito do paciente e dever do médico. Nele devem estar descritos, de maneira legível, não só os resultados de exames, mas também a anamnese, evolução e prescrições terapêuticas".

Inquérito

O MPF instaurou, em 12 de fevereiro deste ano, Inquérito Civil Público para apurar irregularidades referente a hospitais que estariam negando aos pacientes acesso aos seus prontuários médicos quando solicitados. A denúncia da família de Rita Ribeiro será juntada ao ICP, que investiga denúncias semelhantes no Hospital Regional e na Santa Casa, ambos em Campo Grande.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
www.prms.mpf.gov.br
ascom@prms.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ms

Ações do documento