Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2010 09 Dia D de combate à corrupção eleitoral é realizado em escola

Dia D de combate à corrupção eleitoral é realizado em escola

— registrado em:
última modificação 25/07/2012 15:58

O Ministério Público visitou estudantes para distribuir cartilhas e esclarecer os jovens eleitores

Hoje (3) é celebrado nacionalmente o Dia D de Combate à Corrupção Eleitoral. A data, um mês antes do início das eleições, é marcada em Mato Grosso do Sul com o lançamento de duas cartilhas eleitorais que visam a conscientizar e informar a população sobre a importância do voto.

Nesta manhã, o procurador regional eleitoral, Pedro Paulo Grubits, e o coordenador das Promotorias Eleitorais, Edgar Roberto Lemos de Miranda, visitaram a Escola Estadual Joaquim Murtinho para distribuir as cartilhas e conversar com os jovens eleitores.

"Começamos a distribuir estas cartilhas nas escolas exatamente por acreditarmos na educação. O estudante é parte fundamental no processo eleitoral. Trazemos as cartilhas para que os jovens, munidos de informações, sejam mais que cidadãos, sejam agentes fiscalizadores", afirma o procurador regional eleitoral, Pedro Paulo Grubits.

No encontro, os procuradores responderam a diversos questionamentos. Os alunos solucionaram dúvidas relativas a compra e venda de votos, corrupção eleitoral, fiscalização e aos meios de realizar denúncias eleitorais.

"Os alunos, como cidadãos, devem cobrar seus candidatos. A internet está aí, à nossa disposição, para que possamos cobrar a atuação dos políticos e fiscalizar. Com a participação dos jovens o país pode mudar", enfatiza o procurador de Justiça, Edgar Roberto Lemos de Miranda.

O procurador Pedro Paulo destacou, ainda, que voto é a arma do cidadão, "quem compra votos ou oferece vantagem hoje, enquanto candidato, muito provavelmente não agirá corretamente se eleito. Por isso a responsabilidade dos cidadãos eleitores é grande."

Cartilhas

As publicações tiveram sua primeira tiragem - 10 mil exemplares - impressa com o apoio da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems). O material será distribuído nas 362 escolas estaduais de MS e para as 54 promotorias eleitorais. A Fiems também encaminhará o material para as 20 bibliotecas em que tem sede, localizadas em 16 municípios do estado, e para seus filiados.

As cartilhas estão disponíveis no site da Procuradoria Regional Eleitoral para consulta (pre.prms.mpf.gov.br) e são de livre impressão e utilização pela comunidade, por professores, veículos de comunicação social, partidos políticos e candidatos, mantendo sempre a fonte e suas características originais.

Confira aqui a cartilha de Ilícitos Eleitorais.

Confira aqui a cartilha de Propaganda Eleitoral.