Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2010 12 Dia Internacional de Combate à Corrupção é marcado por eventos em MS

Dia Internacional de Combate à Corrupção é marcado por eventos em MS

— registrado em:
última modificação 25/07/2012 16:04

Oficinas e palestras serão realizadas pela Rede de Controle da Gestão Pública para servidores que fiscalizam licitações e contratos. Data será lembrada por publicações em jornais e cartazes nos ônibus de Campo Grande.

A Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso do Sul, formada por diversos órgãos públicos federais e estaduais, irá marcar o Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado em 9 de dezembro, com atividades voltadas para os servidores que trabalham diretamente com o tema. O objetivo é capacitar e trocar informações para aprimorar as auditorias em licitações e contratos públicos.

Nos dias 6 e 7 será realizada oficina para cerca de 40 agentes públicos que realizam as auditorias. Eles irão discutir sobre as irregularidades e impropriedades encontradas. No dia 9, haverá ciclo de palestras com o delegado da Polícia Federal em Dourados, Bráulio Galloni; o coordenador de controle interno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Nivaldo Azevedo; a promotora do Ministério Público Estadual (MPE), Cristiane Cavalcante; e o corregedor da Controladoria Geral da União (CGU), Marcelo Pontes Viana. O objetivo é provocar a reflexão sobre os atos de corrupção que vêm ocorrendo em Mato Grosso do Sul e a responsabilidade de todos os agentes públicos diante do quadro.

A partir deste final de semana, os ônibus de transporte público de Campo Grande circularão pela capital com cartazes que lembram o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Também foi enviado anúncio, para publicação gratuita pelos jornais do estado. As peças publicitárias alertam que o combate à corrupção é uma luta de toda a população.

Rede de Controle

A iniciativa é da Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso do Sul, composta por Tribunal de Contas da União, Controladoria-Geral da União, Ministério Público Federal, Advocacia-Geral da União, Receita Federal, Polícia Federal, Tribunal Regional Eleitoral, Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual e Auditoria-Geral do Estado %3 Secretaria de Estado de Fazenda de MS.

A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção foi assinada por diversos países em 9 de Dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México. A ideia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.

Em referência a essa data, o 9 de Dezembro foi então instituído como Dia Internacional contra a Corrupção, resultado de proposta feita pela delegação brasileira na Convenção de Mérida.

Serviço:

1.Oficina Irregularidades/Impropriedades em Licitações e Contratos

· Dia 06/12: das 13:30 às 14:00 horas

· Dia 07/12: das 08:00 às 12:00 horas

Local: Escola Superior de Controle Externo %3 Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS) %3 Parque dos Poderes, Bloco 29 - Campo Grande (MS).

2. Ciclo de Palestras sobre o tema: Sensibilização de servidores públicos quanto a sua responsabilidade no combate à corrupção

. Dia 09 de dezembro, das 13:30h às 17:30h

Local: SEBRAE (Av. Mato Grosso, 1661).

Para participar é necessário inscrever-se pelo e-mail 9dezembroMS@cgu.gov.br.

Este evento está sob a coordenação da CGU/MS e do TCU/MS com o apoio da Rede de Controle(MS) e do SEBRAE(MS).

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
www.prms.mpf.gov.br
ascom@prms.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ms

Ações do documento