Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2011 03 “Blog da acessibilidade é um portal para o universo da pessoa com deficiência”

“Blog da acessibilidade é um portal para o universo da pessoa com deficiência”

última modificação 16/03/2011 09:32

Autor do blog visita MPF e mostra projeto ao procurador regional dos Direitos do Cidadão

“Blog da acessibilidade é um portal para o universo da pessoa com deficiência”

PRDC Felipe Fritz Braga (c) e Frederico Rios (esq.)

“O blog da acessibilidade é um portal para o universo da pessoa com deficiência, com críticas equilibradas e sem deixar de elogiar o que está correto”, afirmou o procurador regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), Felipe Fritz Braga, depois de conhecer todo o projeto, apresentado pelo autor da ideia, Frederico Rios.

O blog apresenta avaliações da acessibilidade de lanchonetes, restaurantes, bancos, cinemas e eventos culturais em Campo Grande a pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Há fotos de locais públicos e calçadas da cidade, que não estão adequadas ao que determina a lei.  Também são divulgadas críticas baseadas nas normas da legislação sobre rampas, banheiros e elevadores. Desde sua criação, em dezembro de 2010, o blog teve 18 mil acessos. Frederico e oito amigos são os responsáveis pelos textos e fotos. Os locais visitados são decididos por enquete no blog.

A ideia para o blog surgiu no segundo semestre do ano passado. O médico veterinário Frederico, tetraplégico desde um acidente em 2008, afirma que o objetivo é conscientizar e fomentar acessibilidade. “A prova de que o blog está surtindo efeito é que as pessoas interagem, enviando fotos não só de Mato Grosso do Sul mas de outros estados. O apoio do Ministério Público Federal é um reconhecimento à seriedade do nosso projeto”.

Um dos colaboradores do blog, Ronny Stward, diz que “não tinha noção das dificuldades que um cadeirante enfrenta. Estar próximo de alguém com essa limitação é diferente. Até meu casamento foi pensado para disponibilizar acessibilidade total. O blog dá esta visão a quem não tem essa vivência”.

Para o PRDC Felipe Fritz Braga, que exerce no Ministério Público Federal a defesa dos direitos dos deficientes, a iniciativa é louvável. “É a própria sociedade civil exercendo a cidadania e defendendo direitos fundamentais. É importante que isso repercuta motivando ações semelhantes”.

A acessibilidade faz parte dos direitos fundamentais da pessoa humana, previstos na Constituição Federal. Ela foi definida pela Lei º 7853/89 e regulamentada pelo Decreto nº 3298/99. As normas técnicas que definem os padrões de acessibilidade de calçadas, caixas eletrônicos e demais instalações e equipamentos urbanos é a NBR 9050/2004, definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).