Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2011 03 PRE/MS defende inelegibilidade de Raul Freixes

PRE/MS defende inelegibilidade de Raul Freixes

— registrado em:
última modificação 25/07/2012 16:00

Candidato fez uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral de 2010 e deve ficar inelegível

A Procuradoria Regional Eleitoral em Mato Grosso do Sul (PRE/MS) requereu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS) que decrete a inelegibilidade do ex-deputado Raúl Martines Freixes durante oito anos, por uso indevido dos meios de comunicação. Desde o início de 2010, o candidato valeu-se do fato de ser sócio da Rádio FM PAN, em Aquidauana, interior do Mato Grosso do Sul, usando-a indevidamente para promover sua candidatura a deputado estadual.

O pedido foi feito e reiterado na ação ajuizada contra ele pela Procuradoria no TRE, em razão de ter sido constatado que as ligações efetuadas para a referida rádio, eram atendidas com a veiculação de uma gravação com o seguinte teor: “Alô você! Obrigado por ter ligado para a FM PAN. Aqui quem fala é Raul Freixes. Digite 1 para acessar o programa 'Raul Freixes e companhia'. Digite 2 para pedidos musicais. Digite 3 para participar dos sorteios. Digite 4 para reclamações.”

Entendeu-se que, embora não houvesse pedidos de votos ou referência explícita às eleições na gravação, a menção do nome do ex-candidato na gravação em questão visava à promoção de sua candidatura, o que configurou uso indevido dos meios de comunicação.

A Lei Complementar nº 64/90 prevê que o uso irregular dos meios de comunicação deve ser punido com a inelegibilidade nas eleições dos próximos oito anos e a cassação do registro ou diploma do candidato.

A ação deverá ser julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral após a manifestação da defesa do réu.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional Eleitoral em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
www.prms.mpf.gov.br
ascom@prms.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ms

Ações do documento