Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2011 05 Rede de Controle da Gestão Pública capacita professores e alunos

Rede de Controle da Gestão Pública capacita professores e alunos

última modificação 19/05/2011 17:18

Escolas da rede municipal de Campo Grande irão desenvolver projetos sobre o tema Cidadania e Combate à Corrupção

Rede de Controle da Gestão Pública capacita professores e alunos

Coordenadores e alunos reunidos durante oficina para capacitação.

Com o objetivo de criar estratégias de práticas cidadãs e estimular ações direcionadas ao controle social, a Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed), está promovendo oficinas direcionada às escolas públicas do município.

O convênio entre as duas instituições começou em 2010. Sob o tema Cidadania e Combate à Corrupção, o objetivo é que sejam gerados projetos multidisciplinares nas escolas,  com alunos do 6º ao 9º ano. Os eventos contam  com a presença, apoio e orientação de representantes de instituições públicas parceiras da Rede de Controle, entre elas Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União.

Durante as oficinas, são realizadas palestras e apresentação de vídeos, além de atividades relacionadas ao tema. O objetivo é que as escolas promovam ações próprias que estimulem a participação social.

A 1ª Oficina da Cidadania nas Escolas, realizada em março, reuniu orientadores educacionais, coordenadores  e professores, para formar multiplicadores que levem conhecimento até as escolas e façam parte dos projetos.

Em abril, mais uma oficina foi realizada  com ciclo de palestras referentes a controle social e combate à corrupção. Com  maior participação de alunos, as escolas já elaboraram projetos que estão  em andamento sobre o bullying, política governamental para o agronegócio e violência na sociedade.

Para incentivar o desenvolvimento dos trabalhos no mês de julho será lançado o concurso Vivendo a Cidadania na Escola, que premiará os melhores projetos criados pelos alunos.

 

Sobre a  Rede

A  Rede de Controle da Gestão Pública é uma iniciativa nacional para fortalecer a integração entre órgãos que atuam no controle da administração. A Rede foi lançada em março e a articulação nos estados tem sido feita durante todo o ano. Em cada um deles, novos parceiros unem-se para tornar o combate à corrupção mais intenso. O Mato Grosso do Sul já é o 17º estado a assinar o acordo.

A Rede foi lançada em 25 de março de 2009, em Brasília. O protocolo de intenções da Rede foi assinada pelos presidentes do Conselho Nacional de Justiça, Gilmar Mendes; Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar; Senado Federal, José Sarney;  Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Brito; procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e pelos ministros de Estado da Justiça, Fazenda, Previdência Social e Planejamento, além da Advocacia Geral da União, Banco Central e diversas associações.

O objetivo é promover articulação de esforços, formação de parcerias estratégicas e definição de diretrizes em comum, por meio do estabelecimento de compromissos e ações conjuntas. Não foi estabelecido um padrão único de trabalho, tendo em vista as peculiaridades de cada região do país.


Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
www.prms.mpf.gov.br
ascom@prms.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ms

Ações do documento