Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2011 05 Reforma dos prédios do MPF/MS vai envolver consulta inédita à sociedade

Reforma dos prédios do MPF/MS vai envolver consulta inédita à sociedade

última modificação 17/02/2012 14:33

Acessibilidade das instalações em Campo Grande e interior vai ser discutida com entidades de pessoas com deficiência e CREA

Na próxima segunda (16) o procurador regional dos Direitos do Cidadão(PRDC), Felipe Fritz Braga, vai presidir um ato inédito. É a primeira vez em Mato Grosso do Sul que uma instituição pública consulta a sociedade civil antes de realizar modificações estruturais em seus prédios. Os projetos de readequação das sedes do Ministério Público Federal em Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas vão ser apresentados pela empresa responsável. Também será apresentado o projeto da Procuradoria da República em Ponta Porã, que já foi realizado.

Já confirmaram presença na reunião representantes do Conselho Regional de Arquitetura, Engenharia e Agronomia (CREA), do Fórum Permanente de Acessibilidade em Campo Grande, do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, o autor do blog Acessibilidade na Prática, Frederico Rios, e outras pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência.

A acessibilidade em locais públicos e privados é determinada por lei e definida por normas técnicas. Mas para o procurador Felipe Fritz Braga, o mero cumprimento da norma não é garantia de que o prédio tem acessibilidade arquitetônica. “Além do treinamento adequado das pessoas que trabalham com isso, é importante envolver as pessoas com deficiência na elaboração desses projetos. Muitas vezes um usuário com deficiência aponta erros no projeto que somente ele, com sua vivência cotidiana, consegue perceber”.

A consulta à sociedade civil envolvida no aprimoramento da acessibilidade de prédios públicos vai permitir correções e implementação de itens de acessibilidade eventualmente não contemplados nos projetos originais.