Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2011 09 MPF/MS promove curso inédito sobre acessibilidade em órgãos públicos

MPF/MS promove curso inédito sobre acessibilidade em órgãos públicos

última modificação 27/09/2011 10:45

Iniciativas para marcar o Dia de Luta do Deficiente incluem um vídeo e recomendações para adequação de concursos públicos

MPF/MS promove curso inédito sobre acessibilidade em órgãos públicos

PRDC Felipe Fritz Braga

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul promove hoje (27) e amanhã o curso Acessibilidade na Prática, ministrado por Thais Frota, especialista que já realizou 4 mil vistorias em locais públicos e privados. O curso é inédito no estado e visa promover a capacitação de todos para o cumprimento das leis que garantem os direitos das pessoas com deficiência. A iniciativa é do procurador regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) Felipe Fritz Braga.

O curso é voltado para membros do Ministério Público e do Judiciário e servidores públicos federais com atuação na área de planejamento de edificação, reforma e manutenção de prédios públicos e aquisição de mobiliário. Ele é realizado na sede do MPF, em Campo Grande.

Serão abordados temas relacionados à importância da acessibilidade em todos os setores da sociedade e quais as maneiras de garantir que o acesso a necessidades básicas como transporte, informação e comunicação, entre outros serviços e instalações públicas, tanto na zona urbana como na rural, sejam alcançados sem distinção.

O curso é uma das diversas ações para marcar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado na última quarta (21). A programação contou ainda com o lançamento do documentário Inclusive, produzido pela Assessoria de Comunicação do MPF/MS.

Também foi expedida Recomendação para a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília. O MPF quer que ambas disponibilizem programa leitor e de edição de texto para os deficientes visuais, nos concursos que promovem.

Vídeo Inclusive

Pessoas com diferentes tipos de deficiência são as protagonistas do documentário, que  traz depoimentos e histórias dos deficientes na luta pela conquista e garantia de seus direitos fundamentais. O filme traz histórias de superação, dificuldades, pequenas e grandes descobertas do cotidiano e conquistas.

O objetivo é mostrar uma perspectiva diferente do universo das pessoas com deficiência e desconstruir preconceitos. O documentário é uma produção da Assessoria de Comunicação (Ascom) do Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul, com apoio da Ascom da Procuradoria da República no Estado de São Paulo (PR/SP).

Clique aqui para ver mais fotos do curso.

Clique aqui para saber mais sobre Thais Frota.

Clique aqui para assistir o documentário Inclusive.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
www.prms.mpf.gov.br
ascom@prms.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ms

Ações do documento