Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2012 02 MPF realiza expedição a comunidades ribeirinhas do Pantanal

MPF realiza expedição a comunidades ribeirinhas do Pantanal

última modificação 10/02/2012 11:29

MPF e instituições parceiras iniciam campanha pela sustentabilidade socioambiental do turismo na região

O Ministério Público Federal, em parceria com outras instituições, começa hoje (10) expedição que irá visitar comunidades ribeirinhas do Pantanal de Corumbá. A equipe será formada pelo procurador da República Wilson Rocha Assis e representantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul, da Polícia Militar Ambiental e da Organização Não Governamental ECOA.

O primeiro destino é o Porto da Manga, situado a cerca de 60 km de Corumbá. Na manhã do dia 11 a equipe embarcará até as localidades de Paraguai Mirim e Barra do São Lourenço, distantes, respectivamente, 180 e 240 km. O retorno será na segunda (13).

A expedição faz parte da Campanha “Turismo no Pantanal – Conservação e Responsabilidade Social”. Entre os objetivos está a auto-organização das comunidades tradicionais pantaneiras e a melhoria do preço das iscas vivas coletadas na região. A campanha busca ainda o combate ao turismo sexual no Pantanal, alertando a sociedade sobre a íntima relação dessa atividade com o tráfico de drogas e de pessoas na região de fronteira.
 
O MPF atua também na identificação de pontos de conflito pela posse de terras e exploração de recursos naturais. A SPU promoverá a identificação das ocupações situadas em área de propriedade da União, emitindo Termos de Autorização de Uso Sustentável às comunidades tradicionais.
 
Expedição anterior

expedição


Em agosto de 2011, expedição do Ministério Público Federal visitou diversas comunidades no Pantanal, alcançando até a aldeia indígena Guató situada na divisa com o estado de Mato Grosso. Foram avaliadas as condições de vida da população e o acesso a atendimento médico básico, educação, cidadania e transporte hidroviário.

Clique aqui para ver imagens da expedição de 2011.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
www.prms.mpf.gov.br
ascom@prms.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ms

 

Ações do documento