Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2012 04 Dia do Índio: Publicação do MPF/MS apresenta as sete etnias do estado

Dia do Índio: Publicação do MPF/MS apresenta as sete etnias do estado

— registrado em: ,
última modificação 18/04/2012 15:10

Terceira edição da revista Tekoha conta a história de etnias que foram consideradas extintas em MS e relata a importância dos índios na Guerra do Paraguai.

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) lança hoje a terceira edição da revista Tekoha, publicação digital em comemoração ao Dia do Índio. Nesta edição, a revista apresenta a história, a cultura e a tradição de todas as sete etnias presentes no estado.

A publicação ainda traz surpresas. Ela relata como três etnias, consideradas extintas no início do século passado, ressurgiram e mantiveram sua tradição. E mais, por meio de um resgate histórico, a Tekoka III retrata a importância dos índios na Guerra do Paraguai e a influência do conflito para a atual configuração das terras indígenas em Mato Grosso do Sul.

Em textos e fotos, conheça os guarani, terena, kadiwéu, guató, ofayé, kinikinawa e atikum. Etnias diferentes, com tradições e culturas peculiares, mas com um mesmo vínculo: a terra. 

Confira aqui a publicação Tekoha III, do MPF/MS.

Veja também dois anexos da revista: tabela dos territórios indígenas em Mato Grosso do Sul e lista de referências de textos e vídeos.

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
www.prms.mpf.gov.br
ascom@prms.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ms

Ações do documento