Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2012 05 MPF/MS investiga Facsul por suposta fraude no Enade

MPF/MS investiga Facsul por suposta fraude no Enade

— registrado em:
última modificação 17/05/2012 11:57

Alunos afetados pelas possíveis irregularidades são convocados a apresentar documentos

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul instaurou Procedimento Administrativo para iniciar as investigações sobre possíveis irregularidades praticadas pela Faculdade de Mato Grosso do Sul (Facsul). Segundo denúncias, a instituição teria manipulado o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2009.

De acordo com ex-alunos do curso de Direito, período noturno, a faculdade deixou de realizar a inscrição de 17 acadêmicos no Enade. O objetivo era inscrever apenas os alunos com as maiores notas, de forma a melhorar a avaliação geral do curso. Como resultado da não inscrição, estudantes que não realizaram a prova até hoje estão impedidos de colar grau. 

Para o MPF, é possível que tenha havido violação da Lei Federal nº 10.861/2004, que regulamenta o Enade. Segundo a legislação, a inscrição dos alunos habilitados no exame nacional é de responsabilidade da instituição de ensino e a não inscrição pode resultar em diversas penalidades. 

Se comprovada as denúncias, a Facsul pode sofrer a suspensão temporária da abertura de processo seletivo de cursos de graduação e a cassação da autorização de funcionamento da instituição ou do reconhecimento de cursos por ela oferecidos. Os responsáveis respondem, ainda, civil, penal e administrativamente pela omissão na inscrição. 

Acadêmicos prejudicados

O  Ministério Público Federal solicita que todos os acadêmicos prejudicados pela Facsul - que em 2009 cursaram o décimo semestre, período noturno, do curso de Direito – se manifestem, encaminhando documentação relativa ao assunto. A Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul está localizada na Avenida Afonso Pena, 4444. O horário de atendimento ao público é das 12h às 18h. 

 
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
www.prms.mpf.gov.br
ascom@prms.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ms
Ações do documento