Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2013 02 MPF pede presença de força policial em aldeia de Caarapó

MPF pede presença de força policial em aldeia de Caarapó

última modificação 22/02/2013 17:34

Terra retomada no início da semana sofreu ataque de pistoleiros nesta manhã. Área foi palco de homicídio confesso de adolescente indígena por fazendeiro da região.

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul ajuizou, nesta tarde, ação judicial para que a União encaminhe forças policiais para a Terra Indígena Tey'ikue, em Caarapó, sul do estado. Com a medida, o MPF quer preservar a integridade física da comunidade, que nesta manhã sofreu ataque de homens armados.

Segundo relato dos indígenas, um grupo de 12 pistoleiros se aproximou do portão da fazenda e efetuou disparos de arma de fogo, fugindo pela mata logo em seguida. Ação - realizada por volta das 10h30 desta sexta-feira (22) - não resultou em feridos, mas trouxe clima de insegurança à região.

Na noite anterior aos disparos, lideranças relataram a presença de caminhonetes rondando a Fazenda Santa Helena, onde está situado o acampamento dos guarani-kaiowá. Índios chegaram a ser abordados por um grupo de homens que buscava informações sobre as lideranças da ocupação.

Morte de adolescente indígena

A retomada da Fazenda Santa Helena aconteceu nesta segunda-feira, após o assassinato de um adolescente indígena. O jovem, que teria ido pescar com dois amigos em córrego localizado no interior da fazenda, foi encontrado morto em estrada vicinal no domingo (16). Em depoimento à Polícia Civil, o dono da Santa Helena teria confessado a autoria do crime.

Com a liberação do corpo pelo Instituto Médico Legal, a comunidade Tey'ikue decidiu enterrar o adoslecente no local do assassinato - a terra é considerada pelos índios como de seus ancestrais. Após o enterro, os índios reocuparam a fazenda. Atualmente há cerca de 500 indígenas acampados ao redor da sede da Fazenda Santa Helena.

 

Assessoria de Comunicação Social 
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul 
(67) 3312-7265 / 9297-1903 
(67) 3312-7283 / 9142-3976 
www.prms.mpf.gov.br 
ascom@prms.mpf.gov.br 
www.twitter.com/mpf_ms
 

Ações do documento