Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2013 04 Ministério Público realiza vistoria técnica no Rio Taquari

Ministério Público realiza vistoria técnica no Rio Taquari

última modificação 22/04/2013 16:57

Equipe analisa a dimensão de áreas passíveis de formação de novas inundações

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MP/MS) realizam de 22 a 26 de abril expedição no Rio Taquari para analisar locais sujeitos à formação de novos arrombados. Equipe técnica, formada por profissionais de diversas áreas, deve vistoriar 17 pontos ao longo do rio.

Os locais foram definidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) como de provável ruptura do curso natural da água – o que resultaria na formação dos arrombados. O objetivo da vistoria é definir o contexto ambiental e socioeconômico de cada local, de modo a analisar a possibilidade de autorização de pequenas intervenções.

A visita técnica é consequência de Audiência Pública realizada em Campo Grande no dia 5 de abril.

Problemática
O Rio Taquari é considerado por muitos estudiosos como o maior desastre ambiental de Mato Grosso do Sul. O assoreamento do rio - causado por fatores naturais e também pela ação humana – alterou o curso d'água, provocando seca em alguns pontos e alagamentos em outros.

Desde a década de 70, fazendeiros fecham arrombados para evitar que água desaproprie naturalmente as áreas antes utilizadas como pasto. Se por um lado os proprietários não querem perder suas terras para as águas do Taquari, do outro há pescadores que afirmam que a prática de fechamento de arrombados causa prejuízos à atividade pesqueira, ocasionando mortandade de peixes e influenciando negativamente o ciclo de reprodução animal.

 

Assessoria de Comunicação Social 

Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul 
(67) 3312-7265 / 9297-1903 
(67) 3312-7283 / 9142-3976 
www.prms.mpf.gov.br 
ascom@prms.mpf.gov.br

Ações do documento