Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2013 04 MPF investiga descarrilamento de trem em Inocência/MS

MPF investiga descarrilamento de trem em Inocência/MS

última modificação 23/04/2013 16:49

Acidente aconteceu na última quarta (17). Locomotiva transportava mais de 1 milhão de litros de combustível.

MPF investiga descarrilamento de trem em Inocência/MS

MPF, MPE e PF visitaram o local do acidente

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul instaurou inquérito civil público para apurar as causas e as consequência de acidente ferroviário ocorrido no município de Inocência na última quarta-feira (17). O descarrilamento de 23 vagões de trem da América Latina Logística (ALL), carregados de combustível,  provocou incêndio de grande proporção, além de derramamento de óleo.

Não houve feridos, mas, apesar do acidente ter ocorrido em trecho de montanha, há a possibilidade de dano ambiental. Foram 1,38 milhão de litros de combustível queimados ou derramados na região. No dia do acidente, equipe do MPF - acompanhada de representantes do Ministério Público Estadual e da Polícia Federal - vistou o local e constatou as “significativas dimensões do descarrilamento”.

No inquérito instaurado, o MPF apura também as medidas adotadas pela ALL para garantir a segurança de operação, manutenção de equipamentos e linhas, segurança de instalações e pessoal e ações de contingenciamento de emergência. 

MPE_incendio

MPE_incendio

Cada vagão transportava 60 mil litros de combustível (Foto: MPE/MS)

Riscos ambientais
Possíveis danos ao meio ambiente serão apurados pelo setor de Criminalística da Polícia Federal, que realizou perícia no local logo após o acidente. A Polícia Militar Ambiental e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também foram chamados a acompanhar o caso. As conclusões dos órgãos policiais e ambientais serão encaminhadas ao Ministério Público para a adoção de medidas cabíveis.

Confira aqui fotos da visita do MPF ao local.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
www.prms.mpf.gov.br
ascom@prms.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ms

Ações do documento