Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2013 05 MPF/MS participa de seminário inédito sobre documentação indígena e etnohistória

MPF/MS participa de seminário inédito sobre documentação indígena e etnohistória

última modificação 24/05/2013 15:41

Serão apresentados vídeos produzidos pelo MPF/MS, mostrando a realidade das comunidades indígenas no estado

MPF/MS participa de seminário inédito sobre documentação indígena e etnohistória

Índios lutam pela retomada de suas terras

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul irá participar do I Seminário de Documentação Indígena e Etnohistórica, nos dias 28 e 29 de maio, realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI) na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em  Campo Grande(MS). O procurador Marco Antônio Delfino de Almeida irá ministrar palestra sobre os povos indígenas do estado e também serão exibidos os vídeos produzidos pela Assessoria de Comunicação do MPF/MS nas comunidades.

Os vídeos gravados nas Comunidades Mãe Terra, Terra Indígena Cachoeirinha, Laranjera Ñanderu e Curral do Arame serão exibidos no dia 28 de maio a partir das 9h30. As imagens mostram a triste realidade vivida pelos indígenas. Crianças bebendo água barrenta do rio, mães sem alimento para os filhos, barracos em péssimas condições e outras negligências contra os povos indígenas foram registradas pela Assessoria de Comunicação do MPF/MS e disponibilizadas no site Tekoha IV (clique aqui para acessar).

 

+ Clique aqui para  ver o vídeo da Comunidade Laranjera Ñanderu.
+ Clique aqui para  ver o vídeo da Terra Indígena Cachoeirinha.
+ Clique aqui para  ver o vídeo da Comunidade Curral do Arame.

 

No seminário serão realizados debates, conferências, mesas redondas, oficinas e lançamento de livro. Para participar não é necessário efetuar inscrição prévia, todas as atividades do evento são gratuitas e os participantes receberão certificados. 

O seminário irá acontecer no momento em que o Relatório Figueiredo, documento oficial que revela os abusos contra os povos indígenas na época da ditadura, foi encontrado. "Torturas contra crianças e adultos, em monstruosos e lentos suplícios, a título de ministrar justiça. [...] O Serviço de Proteção aos Índios degenerou a ponto de persegui-los até o extermínio. Relembram-se aqui os vários massacres, muitos dos quais denunciados com escândalo sem, todavia, merecer maior interesse das autoridades."

 

relatoriofigueiredo

Trecho do documento onde estão registrados os crimes cometidos contra os indígenas.

O pesquisador da Comissão da Verdade, Marcelo Zelic, encontrou o documento dentro de algumas caixas no Museu do Índio, no Rio de Janeiro. O relatório foi produzido entre novembro de 1967 e março de 1968, encomendado pelo então procurador federal Jader de Figueiredo. O texto quase se perdeu em um incêndio criminoso na antiga SPI, mas foi localizado em 2008, pelo pesquisador que  estará na abertura do evento, às 8h do dia 28 de maio. 

+ Clique aqui para ver o Relatório Figueiredo na íntegra.

 

Veja abaixo a programação do evento ou acesse o site do Neppi (clique aqui

 

28 de maio (terça–feira)

8h-9h - Abertura  - Mesa de abertura
- Marcelo Zelic – representante da Comissão Nacional da Verdade
- Professor Neimar Machado - Cedoc Teko Arandu; 
- Representante do Ministério da Justiça; 
- Pe. George Lachnitt - diretor do NEPPI/UCDB
- Vídeo relatório do projeto “Organização, Salvaguarda e Disponibilização on-line do acervo documental sobre os Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul do Centro de Documentação e Biblioteca Digital Indígena Teko Arandu”
Local: anfiteatro da biblioteca

9h30-11h30 - Mesa Redonda: Troca de experiências em documentação indígena e desafios
Coordenação: Dr. Neimar Machado de Sousa (UCDB/UFGD)
Expositores: Dra.Vera Lúcia Ferreira Vargas (Centro de Documentação Indígena UFMS – Aquidauana); Dr. Antonio Dari Ramos (FAIND/UFGD); Pe. Georg Lachnitt (Diretor do NEPPI/UCDB); procurador da República Marco Antonio Delfino de Almeida (MPF) e exibição dos vídeos das Comunidades Indígenas.
Local: anfiteatro da biblioteca

13h-17h30 – Oficina: Utilização do PHL para Documentação Indígena e Etnohistória (Inscrições encerradas)
 Responsáveis técnicos: Gustavo Costa do Carmo e Arnulfo Morinigo Caballero (Centro de Documentação Teko Arandu/NEPPI/UCDB)
Local: Laboratório de Informática Bloco C sala 09/UCDB
13:00h-15:00h – Turma 1
15:30h-17:30h – Turma 2 

19h-21h - Conferência: Etnohistória – Dr. José Ribamar Bessa Freire (UERJ/UNI RIO)
Local: anfiteatro da biblioteca
21h-22h - Debate
Local: anfiteatro da biblioteca

29 de maio (quarta-feira)

8h-8h30 - Lançamento do livro Ñande Ypykuera ñe’ëngue (antologia guarani) - Pe. Bartomeu Melià (Universidad Católica Nª Sª de la Asunción/ Cepag Asunción)
8h30-10h30 – Conferência: A Documentação Indígena – Pe. Bartomeu Melià (Universidad Católica Nª Sª de la Asunción/Cepag Asunción)
10h30-12h – Debate e encerramento
Local: anfiteatro da biblioteca

 
Assessoria de Comunicação Social 
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul 
(67) 3312-7265 / 9297-1903 
(67) 3312-7283 / 9142-3976 
www.prms.mpf.gov.br 
ascom@prms.mpf.gov.br 
www.twitter.com/mpf_ms

Ações do documento