Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2013 11 MPF/MS: Retenção de cartões leva fiscalização a estabelecimentos comerciais de Dourados

MPF/MS: Retenção de cartões leva fiscalização a estabelecimentos comerciais de Dourados

— registrado em: ,
última modificação 06/11/2013 16:20

Comerciantes foram alertados sobre práticas abusivas a consumidores indígenas

MPF/MS: Retenção de cartões leva fiscalização a estabelecimentos comerciais de Dourados

Carnes impróprias para consumo foram apreendidas em estabelecimento próximo à aldeia Panambizinho. Foto: MPF/MS

Na manhã desta quarta-feira (06), o Ministério Público Federal (MPF) - em ação coordenada com a Funai, Inmetro, Procon, Vigilância Sanitária, Secretaria de Finanças Municipal e Força Nacional – fiscalizou os estabelecimentos comerciais de Dourados localizados nos arredores das aldeias Bororó, Jaguapiru e Panambizinho.

A ação resultou na apreensão de alimentos inadequados para consumo e na análise de preço e quantidade dos produtos ofertados aos índios e dos alvarás dos estabelecimentos. O objetivo da ação é coibir práticas abusivas aos consumidores indígenas, especialmente após denúncias de retenção de cartões pessoais como garantia de pagamento. 

As visitas, que também serão realizadas nos comércios instalados no interior das aldeias, foram acompanhadas de Recomendação do MPF que alerta sobre a abusividade da apreensão de documentos. Segundo o órgão ministerial, a prática, além de violar o direito do consumidor, configura crime e gera dano moral à coletividade indígena.

Após as fiscalizações, ações criminais e cíveis devem ser ajuizadas pelo Ministério Público Federal contra os comerciantes notificados. 

 
Assessoria de Comunicação Social 
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul 
(67) 3312-7265 / 9297-1903 
(67) 3312-7283 / 9142-3976 
www.prms.mpf.gov.br 
ascom@prms.mpf.gov.br 
www.twitter.com/mpf_ms
Ações do documento