Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2014 05 Eleições 2014: MPF cria banco de dados sobre fichas-sujas

Eleições 2014: MPF cria banco de dados sobre fichas-sujas

— registrado em:
última modificação 30/05/2014 12:25

Órgãos públicos têm até essa sexta (30) para inserir informações. Cadastro deve facilitar pedidos de impugnação de candidatura.

Eleições 2014: MPF cria banco de dados sobre fichas-sujas

Dados do SisConta Eleitoral serão utilizados para a impugnação de candidaturas. Foto: MPF/MS

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) em Mato Grosso do Sul agora conta com módulo “Ficha Suja” no Sisconta Eleitoral – banco de dados criado pelo Ministério Público Federal que armazena informações, em todo o país, sobre candidatos possivelmente inelegíveis nas Eleições 2014. 

Os dados que abastecem o sistema são fornecidos por órgãos ligados à administração pública e à justiça. Em Mato Grosso do Sul, mais de 177 instituições foram oficiadas para inserir as informações até essa sexta-feira (30), mas apenas um terço já realizou a inserção. 

Tribunal de Justiça do estado (TJ/MS), Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), conselhos profissionais, prefeituras e câmara municipais foram novamente contatados para realizar o preenchimento dos dados - inicialmente previsto para 19 de maio, mas prorrogado até amanhã. 

No SisConta Eleitoral, serão cadastradas informações referentes a decisões judicais e administrativas que podem gerar inelegibilidade de pessoas físicas. Com a nova ferramenta, a PRE pretende otimizar a análise dos processos e conferir mais celeridade à impugnação de candidaturas irregulares. 

O sistema

Lançado este ano pelo MPF, o SisConta Eleitoral foi desenvolvido pela Secretaria de Pesquisa e Análise da Procuradoria Geral da República (SPEA/PGR), com o apoio do Grupo Executivo Nacional da Função Eleitoral (Genafe) e da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE).

O sistema será capaz de fazer o cruzamento de informações entre o banco de dados de possíveis inelegíveis e o Sistema de Candidaturas do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), indicando os candidatos com ficha suja.

 

--

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
www.prms.mpf.gov.br
PRMS-ascom@prms.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ms

Ações do documento