Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2014 10 Audiência pública vai discutir aspectos ambientais e alternativas para o uso da vinhaça

Audiência pública vai discutir aspectos ambientais e alternativas para o uso da vinhaça

— registrado em: ,
última modificação 15/10/2014 14:44

O resíduo da destilação do caldo da cana-de-açúcar é usado em técnicas de adubação

A 4ª Câmara de Coordenação e Revisão (Meio Ambiente e Patrimônio Cultural) do Ministério Público Federal e a Procuradoria da República no Município de Dourados (MS) vão promover, em 6 de novembro de 2014, audiência pública para debater os impactos ambientais decorrentes do uso da vinhaça na fertirrigação - técnica de adubação que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes ao solo cultivado -, bem como alternativas sustentáveis para o seu aproveitamento.

A vinhaça é o resíduo pastoso que sobra após a destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado, para a obtenção do etanol. 

A audiência será realizada no auditório da sede da Procuradoria da República no estado de Mato Grosso do Sul (Av. Afonso Pena, n. 4.444, Vila Cidade – Campo Grande/MS).

Entre os objetivos da  audiência pública, aberta a toda  a sociedade, estão a ampliação da discussão sobre os possíveis impactos ambientais decorrentes do uso dos subprodutos da cana-de-açúcar (palha de cana, vinhaça e torta de filtro), e, em especial, do uso da vinhaça no processo de fertirrigação.

Ao mesmo tempo, serão debatidas as alternativas tecnológicas.

Também serão colhidos subsídios para a atuação institucional. Os especialistas vão analisar estudos técnicos elaborados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para a elaboração da nova norma técnica, com ênfase no monitoramento da qualidade das águas superficiais e subterrâneas e nos eventuais prejuízos causados ao meio ambiente, decorrentes da proliferação da “mosca do estábulo”.

A audiência pública contará com a participação de representantes do Ministério Público Federal, de empresas sucro-alcooleiras do Mato Grosso do Sul, ONGs e institutos de pesquisa.

 

Serviço:

  • O quê: Audiência Pública “Vinhaça: aspectos ambientais e alternativas tecnológicas”
  • Quando: 06 de novembro de 2014
  • Onde: sede da Procuradoria da República no estado de Mato Grosso do Sul (Av. Afonso Pena, n. 4.444, Vila Cidade – Campo Grande/MS)
 
--
Secretaria de Comunicação
Procuradoria Geral da República
(61) 3105-6404/6408
Twitter: MPF_PGR
Facebook: MPFederal
Ações do documento