Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2014 10 MPF/MS e Enersul firmam acordo para redução do consumo de energia elétrica

MPF/MS e Enersul firmam acordo para redução do consumo de energia elétrica

última modificação 30/10/2014 13:07

Concessionária irá substituir luminárias e aparelhos de ar condicionado da PR/MS. Objetivo é diminuição de gasto energético em até 30%.

MPF/MS e Enersul firmam acordo para redução do consumo de energia elétrica

Prédio da PR/MS terá luminárias e condicionadores de ar substituídos para otimizar consumo de energia. Foto: MPF/MS

O Ministério Público Federal (MPF) e a Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul) firmaram Termo de Cooperação para a redução do consumo de energia elétrica na Procuradoria da República em MS (PR/MS). O acordo, que integra Programa de Eficiência Energética, prevê a substituição de luminárias e condicionadores de ar para a racionalização da energia.

Ao todo, 460 lâmpadas, 27 aparelhos de ar condicionado e uma geladeira serão trocados por modelos mais modernos e eficientes. O projeto, orçado em R$ 191 mil, será todo custeado pela Enersul. Com o investimento, a empresa objetiva reduzir o desperdício em até 30%, o que deve aumentar a oferta de recursos energéticos em Campo Grande, especialmente no horário de pico.

De acordo com a concessionária, em um ano, a Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul deve poupar 77,30 MWh – o que equivale a 3 meses de consumo médio e uma economia mensal de R$ 3 mil na fatura de energia.

O acordo, assinado em 03 de julho de 2014, deve ser finalizado até o início de 2015.

Programa de Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética (PEE) da Enersul está previsto no Contrato de Concessão da empresa. Ele estabelece metas físicas e financeiras que visam estimular o uso racional e eficiente da energia. No PEE de 2013, a Procuradoria da República em MS e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS) foram os contemplados na categoria “Poder Público”.

Além das mudanças previsas no programa, o MPF pretende ainda unificar as 25 unidades consumidoras do prédio da PR/MS. A medida pode resultar na alteração da bandeira tarifária do imóvel, o que deve reduzir ainda mais a conta de energia.

www.prms.mpf.mp.br
PRMS-ascom@mpf.mp.br