Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2015 03 DNIT acata recomendação do MPF e deve recuperar BR-158

DNIT acata recomendação do MPF e deve recuperar BR-158

— registrado em:
última modificação 23/03/2015 12:45

Em resposta oficial, órgão reconheceu a precariedade da via e se comprometeu a realizar obras de restauração

DNIT acata recomendação do MPF e deve recuperar BR-158

DNIT deve realizar reparos imediatos. Fotos: Relatório PRF/Paranaíba

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) acatou recomendações do Ministério Público Federal (MPF) e se comprometeu a restaurar a BR-158, no trecho entre Aparecida do Taboado e Paranaíba, em Mato Grosso do Sul. A rodovia, em péssimo estado de conservação, receberá obras de recuperação e equipamento para pesagem de veículos.

Em reposta oficial, o DNIT informou que, emergencialmente, equipe foi destacada para cobrir pontos degradados da via. De acordo com órgão, cerca de 60% do segmento já foi recuperado. Os demais trechos estariam em atraso devido às chuvas e a pedido revisão de preços e projetos, solicitado pela empresa contratada.

Quanto à requisição de instalação de balança na rodovia, o DNIT informou que já está prevista a implementação da medida. “Com o Plano Nacional de Pesagem, que está na fase de assinatura de contratos, a previsão é que o equipamento seja construído em julho de 2016, com o início das operações em setembro do mesmo ano”.

DNIT BR 158

Trecho foi considerado de "baixíssima qualidade" pela Polícia Rodoviária Federal

Recomendações

Em fevereiro de 2015, o MPF/MS fez duas recomendações ao DNIT sobre a BR-158. A primeira pedia a adoção de medidas urgentes para a recuperação da via, que apresenta várias extensões comprometidas, com ondulações, elevações, desníveis e buracos. A outra solicitava a instalação de equipamento de pesagem no trecho. Para o MPF, o excesso de peso é um dos principais fatores da decomposição da rodovia e contribui para o surgimento de buracos e o afundamento da pista. Com a implantação da balança, donos de veículos em situação irregular poderão ser penalizados.

www.prms.mpf.mp.br
PRMS-ascom@mpf.mp.br