Você está aqui: Página Inicial Serviços Sala de Imprensa Notícias 2015 10 Emerson Kalif Siqueira é o novo procurador-chefe da PR/MS

Emerson Kalif Siqueira é o novo procurador-chefe da PR/MS

última modificação 05/10/2015 10:15

Emerson Kalif Siqueira e Sílvio Pettengil Neto foram eleitos, respectivamente, procurador-chefe e substituto da PR/MS

Emerson Kalif Siqueira é o novo procurador-chefe da PR/MS

Emerson Kalif Siqueira toma posse como procurador-chefe da PR/MS. Foto: Secom PGR

Emerson Kalif Siqueira e Sílvio Pettengil Neto foram empossados, respectivamente, procurador-chefe e substituto da Procuradoria da República de Mato Grosso do Sul. O evento aconteceu na última quinta (1), em Brasília, e foi presidido pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

“Estamos em um contexto de amadurecimento da gestão do MPF e inúmeras possibilidades de fortalecimento institucional estão à nossa frente. Uma jornada assim não cabe a um homem só. Conto com todos para empreender tal missão, compartilhar as vitórias e enfrentar os novos desafios”. Com essas palavras, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deu posse aos procuradores-chefes e aos respectivos substitutos de todas as unidades do Ministério Público Federal (MPF) para o biênio 2015-2017. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira, 1º de outubro, na Procuradoria-Geral da República.

eks posse

petengil posse

Emerson Kalif Siqueira e Sílvio Pettengil, durante posse na PGR

No discurso, Janot destacou a atuação do MPF, nos últimos dois anos, segundo diretrizes de aprimoramento do diálogo institucional e realização de ações que favorecem a unidade, o profissionalismo, a efetividade e a transparência da Casa. Entre os avanços, o PGR citou a unificação dos mandatos, que permitiu maior profissionalização da gestão, o desenvolvimento gerencial dos membros, a exemplo dos cursos promovidos para procuradores-chefes, e a reorganização institucional por meio dos regimentos do Gabinete do PGR e dos regimentos Interno e Diretivo, decorrentes do processo de Modernização de Gabinetes.

Janot destacou ainda os novos desafios institucionais para o aperfeiçoamento do modelo de organização do trabalho: aprofundamento dos mecanismos de avaliação institucional, o reconhecimento às melhores gestões orçamentárias e a instituição de prêmios para as melhores atuações do MPF. Ele ainda destacou a ampliação das certificações de qualidade, a formalização das políticas de atuação em diversas áreas e o investimento em tecnologia de tratamento da informação, ampliando a inteligência das análises de dados institucionais. “Esse são alguns dos novos desafios que coloco a todos. Conto com o engajamento para avançarmos em medidas que promovam uma ação coordenada e ao mesmo tempo regionalizada”, concluiu.

Representando todos os empossados, o procurador-chefe da Procuradoria da República em Alagoas (PR/AL), Rodrigo Antônio Tenório, ressaltou a enorme evolução pela qual passou o MPF em termos de gestão e de atuação na área fim. “Passamos a atuar conforme o planejamento estratégico da instituição. As mudanças são inúmeras: da organização da assessoria do PGR ao desenvolvimento do Único, do reconhecimento internacional à melhora dos instrumentos de investigação. Mudamos para melhor e devemos continuar mudando sempre, mantendo a nossa essência".

Tenório também destacou o compromisso de trabalhar como gestores. "Estamos nos profissionalizando. Passamos a tomar posse juntos e a fazer curso de desenvolvimento de lideranças juntos. Dividimos, assim, as dificuldades e tornamos esse vínculo mais forte. Assumimos o compromisso do nosso trabalho como gestores, de abraçar a mudança e não ter medo de implementá-la”, pontuou.

Integrante da mesa da solenidade, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, enfatizou o papel do Ministério Público como uma das principais molas transformadoras do país. “A instituição é aplaudida e reconhecida por todos os brasileiros. A missão de honrar a instituição a que pertencem, cumprir a constituição e fazer com que as coisas sejam feitas como devem ser feitas não é simples”.

Assessoria de Comunicação Social 
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265/ 7283
www.prms.mpf.mp.br
PRMS-ascom@mpf.mp.br
www.twitter.com/mpf_ms

Ações do documento